Resfriado, gripe, rinite e sinusite ?
Muitas vezes é difícil saber a diferença dessas condições. Saiba as características principais de cada uma!
O que é o Resfriado comum ?
O resfriado comum ou nasofaringite viral é a mais comum das infecções. Os vírus são os agentes causadores, e, dentre eles, o mais comum é o Rinovírus.
Quais os sintomas ?
Podem variar desde irritação nasal com dor de garganta, à secreção nasal com dor de cabeça, dor no corpo e febre baixa. Os sintomas duram de 3 a 7 dias. As principais complicações são otite média aguda, rinossinusite, pneumonia e piora da asma brônquica em pacientes asmáticos.
O que é Gripe ?
Gripe, por sua vez, é uma infecção aguda do trato respiratório causada pelo vírus Influenzae, transmitida pelo ar/gotículas de saliva.
Quais os sintomas ?
Início súbito de mal estar geral, dores musculares, febre alta, dor de cabeça, tosse seca ou produtiva, congestão nasal e dor de garganta Como prevenir? Uma das principais maneiras de prevenir a gripe é através da vacinação anual, que pode ser eficaz em até 75 a 80% dos casos de gripe pelo vírus Influenzae. Também se deve evitar ambientes fechados e aglomerações pelo risco aumentado de transmissão nestas situações e manter o hábito de lavar as mãos. Há maior prevalência da gripe nos meses em que a temperatura ambiente é mais baixa (Inverno).
O que é Rinite ?
É um processo inflamatório da mucosa nasal induzido por alérgenos como poeira, ácaro, pó, bolor e pelos de animais. Existem vários tipos de rinite e, quando é alérgica pode ser subdividida em perene, sazonal ou ocupacional baseada no tempo de exposição a substâncias.
Quais os sintomas ?
Obstrução nasal, prurido nasal, espirros e coriza. O otorrinolaringologista deve ser consultado para distinguir o tipo de rinite em questão, tratando-a de maneira adequada. O que é Rinossinusite ou sinusite? Consiste na inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face (seios paranasais). Quais os sintomas? A Rinossinusite aguda é caracterizada por dois ou mais sintomas, um dos quais deve ser obstrução nasal ou descarga nasal (gotejamento anterior ou posterior) associada a sintomas outros como pressão facial, redução do olfato e febre. A rinossinusite pode ser classificada como aguda quando tem duração inferior a 12 semanas e resolução completa dos sintomas e como crônica quando tem mais de 12 semanas e sem resolução completa dos sintomas. A rinossinusite bacteriana aguda é definida como aumento dos sintomas após cinco dias ou sintomas persistentes após dez dias.
Quais as possíveis causas da rinossinusite bacteriana ?
Existem fatores locais e sistêmicos que contribuem para o surgimento das rinossinusites, dentre eles destacamos:
Fatores locais (nasais):
• Obstrução mecânica do complexo óstio-meatal por inchaço da mucosa local (IVAS, rinite alérgica), desvio do septo, trauma local, pólipos, corpo estranho;
• Acometimento da função muco ciliar por ar frio, seco e uso de medicamentos
• Infecção dentária
Fatores sistêmicos:
• Desnutrição, uso prolongado e em doses altas de corticoides, diabetes descompensado, quimioterapia;
• Imunodeficiências;
• Stress (alterando ciclo nasal)
• Alterações das secreções (mucoviscidose) e doença dos cílios (fibrose cística).
O Otorrinolaringologista deve ser consultado para diagnosticar a Rinossinusite assim como para classificá-la em aguda, crônica sem polipose, ou crônica com polipose, instituindo desta maneira o tratamento correto clínico e/ou cirúrgico para cada modalidade específica de doença.
O especialista tem papel fundamental não só para diagnosticar e tratar as doenças mais comuns na clínica diária, mas também para excluir outras condições mais graves como Tumores do Nariz e dos Seios Paranasais, Tumores da base anterior do crânio, Mal formações da linha média do Crânio e Fístulas Liquóricas, que quando diagnosticadas devem ser prontamente tratadas.
Tem alguma dúvida, agende uma consulta!