Exame de Vectoeletronistagmografia ou Teste Vestibular


Teste Vestibular – Vectoeletronistagmografia Computadorizada


A manutenção do equilíbrio corporal é uma função importante no ser humano que é estabelecido pelo envolvimento de diversos órgãos e sistemas, especialmente o Sistema Vestibular.
Alterações e/ou perturbações nesse Sistema podem gerar distúrbios do equilíbrio, caracterizados pelos sintomas de tontura, vertigem, sensação de instabilidade e flutuação entre outros.

O sintoma tontura é referido como a queixa mundial mais comum após os 65 anos (66% da população) e a segunda em adultos (5 a 10% da população)

Tendo em vista a grande ocorrência desse sintoma, ao longo dos anos foram se desenvolvendo métodos diagnósticos importantes para uma maior compreensão dos distúrbios do equilíbrio

Dentre tais métodos destaca-se o Exame Otoneurológico que tem como principal etapa o Teste Vestibular.

O que é o exame?
É um exame que analisa a função vestibular (função do labirinto) e suas correlações com os sistemas óculo-motor, o cerebelo e o tronco encefálico a fim de estabelecer se existe algum comprometimento do labirinto, identificar a alteração, sua origem (central ou periférica) e qual é o lado acometido (direito ou esquerdo).

Quando devo fazer o exame?
O Teste Vestibular é indicado nas queixas de quaisquer tipo de alteração do equilíbrio corporal: tonturas, instabilidades e vertigens, brandas ou fortes.

Como é o exame?
O Teste Vestibular é composto de várias provas que analisam o funcionamento do Labirinto

 

O exame dói? É desconfortável?
Não. O exame não dói. O paciente pode sentir-se um pouco tonto somente durante a sua realização, passando logo em seguida.

Qual é o tempo de duração do exame?
O exame é realizado em média de 40 minutos.

Existe algum preparo para se feito antes do exame?
Sim. O preparo é simples e é passado ao paciente no momento da marcação na clínica(veja o preparo no site).

 

 

 

Últimas notícias:
 
Luiz Otávio :: Desenvolvedor Web